Por: Klever Kolberg ligado: outubro 01, 2009 Em: Palestras Comentários: 0
Klever Kolberg

Klever Kolberg

Dando continuidade ao aprendizado, Klever Kolberg participou nesta quinta-feira, dia 01/10, da 7ª palestra do Painel Telefônica. Ela foi realizada pelo professor Paulo Sabbag, dentro do programa Educação em Gerenciamento de Projetos.

O tema desta palestra foi: Responsabilidades do Sponsor e da Equipe do Projeto. Klever está participando de todas as reuniões deste ciclo, que foi iniciado com sua palestra motivacional Superando os Desafios no Deserto e no Mundo dos Negócios.

Paulo Sabbag começou a apresentação elucidando as vantagens da abordagem por projetos, mas em seguida comparando com o lado negativo, em que podem se transformar em desvantagens:
1 – Se há liberdade para vinculação em qualquer nível da hierarquia, também pode se tornar um projeto não oficial, fantasma.
2 – No lugar de diretor, pode ter patrocinadores, mas isso pode se tornar um antagonismo.
3 – Equipes são temporárias e multidisciplinares, mas podem se transformar numa equipe não “contável”, não comprometida, desanimada.
4 – A definição do líder é por competência, não por cargo, mas muitas vezes se elege o Gerente de área, que acaba delegando, fazendo com que o líder real não tenha poder.
5 – Dedicação não precisa ser integral, mas pode gerar baixa dedicação e alta rotatividade.
6 – Permite a flexibilização de políticas e procedimentos, que pode gerar um excesso de liberdade, especialmente nas contratações.

“Ou seja, as vantagens podem se transformar num inferno”, explicou Sabbag.

Então Sabbag trabalhou cada um destes pontos, que com uso adequado podem gerar ótimos resultados:
1 – Necessidade de responsabilizar, estabelecendo os níveis de reporte.
2 – Estabelecer um ou mais patrocinadores e suas responsabilidades, tendo critérios para sua escolha.
3 – Montar uma equipe, que pode ser de três tipos de estruturas diferentes e existem métodos para fazer esta escolha.
A – Estrutura Horizontal, descentralizada
B – Estrutura Híbrida
C – Estrutura Vertical, centralizada
Esta escolha terá conseqüências.
4 – Seleção do líder, que normalmente acontece por critérios antigos e não pela competência comprovada..
5 – estabelecer a dedicação da equipe, criando um pacto moral e divulgando esta informação.
6 – Para a flexibilização é importante estabelecer as premissas e restrições, assegurando a ética e transparência nas estratégias de execução.
Além da gestão do conhecimento, tanto com a atualização do seu conhecimento sobre a Metodologia de Gestão de Projetos, mas também com a performance de outros palestrantes, Klever também está e identificando sinergias com Paulo Sabbag. Este conhecimento será utilizado em futuros projetos, entre ele uma série de palestras em parceria com Paulo Sabbag.

Paulo Yazigi Sabbag é Doutor pela Fundação Getulio Vargas, Engenheiro e Mestre pela Escola Politécnica da USP. Ele leciona na FGV há 20 anos e dirige a Sabbag Consultoria há 15 anos. Sabbag foi fundador e dirigente do PMI em São Paulo, desde 1996 e também é autor dos livros: Espirais do Conhecimento e Empreender é Gerenciar Projetos, pela editora Saraiva.

Trackback URL: http://www.palestramotivacional.com/7%c2%aa-palestra-do-painel-telefonica/trackback/

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *