22ago
Por: Klever Kolberg ligado: agosto 22, 2019 Em: Jobs, Palestras, Vídeos Comentários: 0

Neste capítulo, O desafio da convicção, o Piloto e Engenheiro Klever Kolberg explora numa série de vídeos as Semelhanças de um Rally Dakar no Deserto e o Desafio do Mundo dos Negócios – Capítulo.

Diagnóstico desencorajador

“Pessoal, após insistir tanto na importância de um bom diagnóstico como passo inicial para superar um desafio, eu preciso contar que eu já tive algumas ideias, mas depois de uma pesquisa fiquei conhecendo os problemas, obstáculos, e inconscientemente, minha convicção passou a ser questionada. Sim foi desencorajador.

O medo do fracasso

Sem boas respostas para muitas perguntas, uma alternativa seria não ir em frente. Não pedir ajuda. Não correr atrás. Esquecer. Ou seja, uma alternativa aparentemente confortável era não fazer nada, não dizer nada, não tentar nada. O medo do fracasso é paralisante.

Pedra no sapato

Mas para nós, lá no início da nossa jornada no deserto do Saara, não tentar parecia ainda pior. Seria uma como ficar com uma pedra no sapato, sempre com aquela dor incomodando, nos lembrando da falta de coragem, sensação de incapacidade e a eterna dúvida, será que teria dado certo?

30 anos atrás

30 anos atrás, quando o André Azevedo e eu decidimos participar do Rally Dakar, ninguém acreditou em nós. Eu lembro que quando fomos nossos familiares, nossos amigos, nossos adversários, que não deixam de ser colegas, ninguém acreditou. Viramos motivo de chacota, de piada.

Dúvidas

Um amigo divertido disse: Paris-Dakar? Tá viajando, não tem dinheiro nem para ir correr na Bahia! Um outro mais educado, mais centrado falou: Vocês não têm a menor chance, estes estrangeiros são muito fortes, vocês vão perder tempo. O comentário mais positivo foi: “Vocês vão morrer secos no deserto”. Sim, para nós essa era a previsão mais otimista, ao menos estavam acreditando que conseguiríamos pelo menos dar a largada. Um pequeno voto de confiança.

Viabilização

Para viabilizar financeiramente aquele projeto, nós precisávamos de patrocínios. Conseguimos que algumas empresas nos recebessem, mas na verdade elas não estavam interessadas em investir no nosso negócio. No fundo estavam curiosas para saber o que aqueles dois malucos tinham na cabeça para se enfiar nessa roubada.

O Rally da Convicção

Neste momento inicial, com tantos temores, tantas críticas destrutivas, que olhando agora percebo que antes da largada nós enfrentamos o nosso 1º rally, o da convicção. Como seguir em frente, como vender esta ideia, se você não acreditar nela? Se você realmente não está convicto?

Acreditar e mãos à obra

Esta experiência nos mostrou que a preparação começa com o que você acredita! Afinal, não é preciso ser perfeito para começar, mas é preciso começar para ser perfeito.

Trackback URL: http://www.palestramotivacional.com/conviccao/trackback/

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *