15ago
Por: Klever Kolberg ligado: agosto 15, 2019 Em: Jobs, Palestras, Treinamento Motivacional, Treinamento Motivacional, Vídeos Comentários: 0

Foco é essencial, até na hora de escolher o que colocar dentro da mochila. Especialmente se você estiver se preparando para atravessar o deserto.

Semelhanças entre um rally e o desafio do mundo dos negócios

Nos seis primeiros vídeos desta série de paralelos entre um rally e o mundo dos negócios, o foco principal foi mostrar que nos dois cenários, para superar metas é preciso diagnosticar, planejar para estabelecer uma estratégia e criar um plano, investir na preparação e desenvolvimento de uma equipe.

Máquina do tempo

Se eu pudesse voltar no tempo, utilizaria ainda mais esta técnica. Acho que devo estar parecendo um pouco racional. Sim, eu sou engenheiro, gosto de números. Mas não estou querendo dar uma de professor.

1987

Em 1987, para transformar em realidade o sonho de participar no Rally Paris-Dakar, eram tantos os obstáculos a serem superados, que confesso que faltou um pouco de foco. Você estava pensando como resolver um problema, no meio do raciocínio aparecia outra barreira, e depois mais outra. E acabava esquecendo da dificuldade inicial.

Exemplo

Só para dar um exemplo, na época a internet não existia. A importação de motocicletas era proibida. Tanto o André como eu pilotávamos uma Yamaha DT 180, era o que havia disponível, além da XL 250. Eram motos pequenas comparada a uma Tenere 600, que era o modelo que nos utilizaríamos no deserto.

Como?

Mas como então conhecer esta moto se ela não existia no Brasil e sem o Google para conseguir alguma informação? Como fazer a preparação, o que era necessário? De cara um tanque de 60 litros, já que o original era muito pequeno para cruzar o deserto. Mas onde encontrar este tanque ou quem pode fabricar um na Europa para nós?

Atravessar o deserto

E por falar em atravessar o deserto, o equipamento de navegação. Aliás, como navegar no deserto? Eu nunca tinha pisado no Saara. Será que alguns mapas ajudariam, mas onde encontrar, quais? E se me perder no deserto, como sobreviver? O que eu devo levar?

Fácil se perder

Perceberam, tantos problemas, tantas perguntas que você acaba se distraindo ou de repente indo atrás do que você acha mais divertido. O resultado é que na largada em Paris nós estávamos sozinhos e mal preparados. E sozinho e mal preparado nós não vamos muito longe.

Foco é essencial

Então nós aprendemos que o foco é essencial. E a planilha pode não resolver nem eliminar os problemas, mas ela estabelece uma disciplina e nos ajuda a enxergar melhor as coisas.

Razão x Emoção

Mas nós também sabemos que o mundo não é apenas racional. O cérebro tem dois hemisférios, o racional e o emocional, nestes próximos capítulos nós vamos abordar um pouco mais este lado comportamental, intuitivo e mostrar para vocês como foi o início desta Jornada Campeã.

Por favor, responda nos comentários:

O que você levaria na sua mochila para sobreviver 20 dias no deserto?

Trackback URL: http://www.palestramotivacional.com/foco/trackback/

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *