Por: Klever Kolberg ligado: outubro 23, 2014 Em: Palestras Comentários: 0
Palestra Motivacional do Engenheiro e Piloto Klever Kolberg

Palestra Motivacional do Engenheiro e Piloto Klever Kolberg

Klever Kolberg realizou a primeira de uma série de três palestras para a Samarco. O piloto preparou uma versão especial da palestra Enfrentando os Desafios do Deserto e do Mundo dos Negócios para fazer parte da SIPAT Samarco 2014.

O tema da apresentação foi a interação homem x máquina, para que as pessoas se situem dentro das unidades industriais, entendendo quais são os procedimentos, o papel que desempenham, com o objetivo da prática do comportamento seguro e que também sejam capazes de influenciar outros colaboradores.

A palestra motivacional mostrou que para realizar o que foi planejado é preciso ter uma atitude responsável, onde cada participante da equipe precisa estar comprometido, tendo uma regularidade de bons resultados, o que leva a estabilidade e a diminuição dos problemas e também dos riscos e seus impactos negativos.

A palestra aconteceu nesta quarta-feira, dia 22/10, na usina de Ubu (ES).

O palestrante comentou que os erros acontecem em qualquer ambiente. Mas quando há confiança e responsabilidade não há desperdício de energia nem de tempo na procura de culpados ou desculpas.

A palestra motivacional provocou os participantes do evento a refletir de várias maneiras sobre os riscos. Ela mostrou que os riscos precisam ser monitorados, e que com proatividade é possível ter maior controle sobre seus impactos, minimizando os negativos e através de controle maximizar as oportunidades. “Não há negócio sem risco, mas como um protagonista podemos estabelecer um controle, evitando que os riscos se transformem em crises, e inclusive melhorando a qualidade de vida”, disse Klever Kolberg.

O palestrante mostrou que os riscos enganam e que existe uma cultura errada de que os riscos são ruins. “Ninguém fica imune a riscos, segurança total ou risco zero são utopias, o que deve se fazer é identificá-los, descrever suas probabilidades e impactos, procurando hierarquizar as prioridades, preparar uma série de medidas. É preciso monitorar e controlar, tendo a capacidade de entender as informações e determinação e disciplina para tomar as decisões, que podem ser cruéis”, comentou Klever Kolberg.

“O importante é ter uma atitude de protagonista e aprender a ser inovador, ousado, não aventureiro na hora de enfrentar os desafios. Enquanto o aventureiro age sem pensar, sem se preparar, o ousado assume riscos calculados, conhece as probabilidades e as consequências, ele mantém o controle e toma decisões baseadas nas informações mapeadas durante o monitoramento”, disse o palestrante.

Fundada em 1977, a Samarco é uma empresa brasileira de mineração, de capital fechado, controlada em partes iguais por dois acionistas: BHP Billiton Brasil Ltda. e Vale S.A. O principal produto são pelotas de minério de ferro, produzidas a partir da transformação de minerais de baixo teor em um produto nobre, de alto valor agregado, e comercializado para a indústria siderúrgica mundial. A Samarco é essencialmente uma empresa exportadora e, em 2013, vendeu sua produção para empresas de 20 países das Américas, Ásia, África, Europa e Oriente Médio.

Com a inauguração da Quarta Pelotização, no primeiro semestre de 2014, a capacidade nominal produtiva da empresa passa de 22,25 milhões para 30,5 milhões de toneladas anuais, gerando mais de 2,9 mil empregos diretos e 3,5 mil empregos indiretos.

A Samarco é a segunda maior exportadora no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro e, em 2014, foi novamente reconhecida como a Melhor Empresa de Mineração do Brasil e a segunda maior do setor, pela revista Exame.

A Samarco possui três concentradores, instalados na unidade de Germano, localizada nas cidades de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, que beneficiam o minério e aumentam o seu teor de ferro. Esta estrutura conta ainda com quatro usinas de pelotização (que transformam o minério em pelotas) na unidade de Ubu, no município de Anchieta, no Espírito Santo.

As duas unidades industriais são interligadas por três minerodutos, com quase 400 quilômetros de extensão cada, que transportam a polpa de minério de ferro entre os dois estados e passam por 25 municípios.

A Samarco conta com um terminal marítimo próprio, localizado em Ubu (ES), por onde escoa toda a produção, além de escritórios de vendas, em Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), e dois internacionais, em Amsterdam (Holanda) e Hong Kong (China).

A empresa também tem uma usina hidrelétrica em Muniz Freire (ES) e participa do consórcio da usina hidrelétrica de Guilman-Amorim, em Antônio Dias e Nova Era (MG). Juntas, as duas usinas respondem por 18,85% do consumo anual de energia elétrica da Samarco.

Trackback URL: https://www.palestramotivacional.com/palestra-de-klever-kolberg-para-a-sipat-da-samarco/trackback/

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *