Por: Klever Kolberg ligado: outubro 28, 2014 Em: Sem categoria Comentários: 0
Klever Kolberg em frente a mina de Alegria da Samarco, em Germano - MG

Klever Kolberg em frente a mina de Alegria da Samarco, em Germano – MG

O piloto e engenheiro Klever Kolberg realizou a segunda palestra de uma série de três para a Samarco. Desta vez a apresentação aconteceu na unidade de Germano (MG) onde a empresa tem cerca de 4.000 colaboradores (próprios e terceirizados).

A palestra motivacional mostrou que para realizar o que foi planejado é preciso ter uma atitude responsável, onde cada participante da equipe precisa estar comprometido, tendo uma regularidade de bons resultados, o que leva a estabilidade e a diminuição dos problemas e também dos riscos e seus impactos negativos.

O palestrante comentou que os erros acontecem em qualquer ambiente. Mas quando há confiança e responsabilidade não há desperdício de energia nem de tempo na procura de culpados ou desculpas. O foco é entender a causa do problema e eliminá-lo, passando a ter controle do processo.

A palestra motivacional provocou os participantes do evento a refletir de várias maneiras sobre os riscos. Ela mostrou que os riscos precisam ser monitorados, e que com proatividade é possível ter maior controle sobre seus impactos e oportunidades. “Não há negócio sem risco, mas podemos estabelecer um controle, evitando que os riscos se transformem em crises, e inclusive melhorando a qualidade de vida”, disse Klever Kolberg.

O palestrante mostrou que os riscos enganam e que existe uma cultura errada de que os riscos são ruins. “Ninguém fica imune a riscos, segurança total ou risco zero são utopias, o que deve se fazer é identificá-los, descrever suas probabilidades e impactos, procurando hierarquizar as prioridades, preparar uma série de medidas. É preciso monitorar e controlar, tendo a capacidade de entender as informações e determinação e disciplina para tomar as decisões, que podem ser cruéis”, comentou Klever Kolberg.

A palestra aconteceu nesta terça-feira, dia 28/10. Após a apresentação Klever fez uma visita conhecendo a mina, as instalações da usina e o mineroduto com quase 400 quilômetros de extensão que que transporta a polpa de minério de ferro para a usina de Ubu (ES).

A Samarco é uma empresa brasileira de mineração, de capital fechado, controlada em partes iguais por dois acionistas: BHP Billiton Brasil Ltda. e Vale S.A. O principal produto são pelotas de minério de ferro, produzidas a partir da transformação de minerais de baixo teor em um produto nobre, de alto valor agregado, e comercializado para a indústria siderúrgica mundial. A Samarco é essencialmente uma empresa exportadora e, em 2013, vendeu sua produção para empresas de 20 países das Américas, Ásia, África, Europa e Oriente Médio.

A Samarco conta com um terminal marítimo próprio, localizado em Ubu (ES), por onde escoa toda a produção, além de escritórios de vendas, em Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), e dois internacionais, em Amsterdam (Holanda) e Hong Kong (China).

A empresa também tem uma usina hidrelétrica em Muniz Freire (ES) e participa do consórcio da usina hidrelétrica de Guilman-Amorim, em Antônio Dias e Nova Era (MG). Juntas, as duas usinas respondem por 18,85% do consumo anual de energia elétrica da Samarco.

Trackback URL: http://www.palestramotivacional.com/segunda-palestra-de-klever-kolberg-para-a-samarco/trackback/

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *