Por: Klever Kolberg ligado: agosto 13, 2012 Em: Palestras Comentários: 0

Trabalho de Ação Social do Rally dos Sertões

Trabalho ocorre em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, que levará atendimento de saúde para cidades que recebem a competição.

O Rally dos Sertões completa seus 20 anos em 2012, com a competição saindo de São Luís (MA) no dia 18 de agosto e chegando em Fortaleza (CE), no dia 29. São cerca de cinco mil quilômetros, seis estados percorridos por meio de várias cidades do interior do Nordeste. Como nas edições anteriores o trabalho de ação social tem o objetivo de trazer melhor qualidade de vida a populações de pequenas comunidades por onde a caravana do rali passa.

E há 12 anos, este trabalho é realizado durante a competição. Neste ano, a Universidade Metodista de São Paulo foi convidada pelo Instituto Brasil Solidário – que até 2011 conduziu as ações – para coordenar o projeto. Assim, uma equipe formada por quatro alunos do último ano dos cursos de Biomedicina e Odontologia, dois professores, três profissionais (um dentista, um educador físico e um nutricionista) formados pela Metodista e duas médicas da FMABC – Faculdade de Medicina do ABC – parte no próximo dia 16 para São Luis, capital do Maranhão, onde começa o trajeto da Ação Social do Rally dos Sertões.

Bacabal, Barra do Corda e Carolina – todas no Maranhão, além de Iguatu e Fortaleza, no Ceará, também estão na programação, que termina no dia 30 de agosto. A equipe permanecerá cerca de um dia e meio em cada cidade, desenvolvendo atendimentos e atividades em diversas áreas de saúde (Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Biomedicina e Medicina). A expectativa é de que sejam atingidos de 200 a 300 pessoas diretamente em cada município visitado e mais de 1.000 indiretamente (por meio de atendimentos clinico-laboratoriais e palestras).

“São atendimentos básicos, clínicos e laboratoriais, além de orientações educacionais sobre saúde”, explica Victor Bigoli, professor da Faculdade de Saúde e Coordenador de Projetos de Extensão na Universidade Metodista de São Paulo. Para o professor, a ação funciona como uma troca de aprendizados entre os participantes e a população atendida. “A expectativa é aprender um pouco mais sobre as atividades que podemos promover. Para a gente é sempre um novo desafio. Poder levar o aluno é muito importante, pessoalmente e profissionalmente”, afirma.

“O Rally dos Sertões é uma competição desenvolvida e consolidada, que envolve o que de mais moderno há em tecnologia, funcionando de fato como um laboratório a céu aberto. Passamos por muitos lugares distantes nestas 19 edições, e vimos ao longo dos anos essa necessidade de levar um pouco a estas populações e comunidades mais carentes. É uma maneira também de retribuir o carinho com o qual somos recebidos por onde passamos e todos os anos a Ação Social do Rally dos Sertões é um sucesso”, afirmou Lucas Moraes, gerente de Marketing e Novos Negócios da Dunas Race, organizadora do evento.

Trackback URL: https://www.palestramotivacional.com/o-fantastico-trabalho-de-acao-social-do-rally-dos-sertoes-com-foco-na-saude/trackback/

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *