Por: Klever Kolberg ligado: junho 05, 2014 Em: Palestras Comentários: 1
Palestra Motivacional do Piloto e Engenheiro Klever Kolberg

Palestra Motivacional do Piloto e Engenheiro Klever Kolberg

O piloto Klever Kolberg realizou uma versão especial da palestra Jornada Campeã com foco no gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes na SIPAT da Refinaria Landulpho Alves RLAN da Petrobras.

A palestra motivacional foi apresentada nesta quarta-feira, dia 04/06, na própria refinaria em Mataripe (BA). Durante a apresentação o palestrante falou sobre a importância da atitude responsável para fazer a diferença na execução do que foi planejado.

Klever mostrou a importância de um ambiente de confiança, para que o trabalho em equipe tenha desempenho e velocidade.

O palestrante comentou que os erros acontecem em qualquer ambiente. Mas quando há confiança e responsabilidade não há desperdício de energia nem de tempo na procura de culpados ou desculpas.

A palestra motivacional provocou os participantes do evento a refletir de várias maneiras sobre os riscos. Ela mostrou que os riscos precisam ser monitorados, e que com proatividade é possível ter maior controle sobre seus impactos, tanto os negativos como os positivos que podem ser transformados em oportunidades.

O palestrante mostrou que os riscos enganam e que existe uma cultura errada de que os riscos são ruins. “Ninguém fica imune a riscos, segurança total ou risco zero são utopias, o que deve se fazer é identificá-los, descrever suas probabilidades e impactos, procurando hierarquizar as prioridades, preparar uma série de medidas para minimizar os impactos positivos e maximizar os impactos positivos. Então é preciso monitorar e controlar, tendo a capacidade de entender as informações e coragem para tomar as decisões, que podem ser cruéis”, comentou Klever Kolberg.

Ainda ligado à velocidade, Klever comentou que o regulamento do Dakar estabelece que o vencedor é o mais rápido, então a velocidade se torna um pré-requisito e não um diferencial. “Par realmente ser veloz é preciso criar indicadores de desempenho para a equipe avaliar e monitorar seu desempenho, obtendo um diagnóstico rápido e preciso, já que tanto no rali como no mundo dos negócios, a vitória é de quem erra menos ou percebe o erro mais rápido e com velocidade reage fazendo a correção”.

“O importante é ter uma atitude de protagonista e aprender a ser inovador, ousado, não aventureiro na hora de enfrentar os desafios. Enquanto o aventureiro age sem pensar, sem se preparar, o ousado assume riscos calculados, conhece as probabilidades e as consequências, ele mantém o controle e toma decisões baseadas nas informações mapeadas durante o monitoramento”, disse o palestrante.

A Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, tem 63. Uma das primeiras unidades de refino do Brasil, a RLAM tem capacidade para processar até 323 mil barris de petróleo por dia e é a segunda maior refinaria em capacidade instalada e complexidade da Petrobras.

Em suas instalações funciona a maior unidade de craqueamento catalítico (fracionamento do petróleo com o uso de catalisadores) de resíduos da América Latina. Além disso, a refinaria conta com uma fábrica de asfalto, parques de armazenamento para petróleo e derivados, estações de carregamento rodoviário, uma estação de medição para produtos acabados, uma central termelétrica, uma estação de tratamentos de efluentes industriais e um sistema de tratamento de águas.

Diariamente, a unidade coloca no mercado dezenas de derivados, incluindo gasolina, diesel, GLP (gás de cozinha), nafta, óleos lubrificantes, parafinas, n-parafinas, solventes e querosene de aviação. Os produtos abastecem principalmente os estados da Bahia e Sergipe, mas são também enviados para clientes do sul e sudeste do país, além de exportados para países como Estados Unidos e Argentina.

Em constante modernização, a refinaria se prepara para colocar em operação novas unidades industriais que vão permitir produzir combustíveis menos poluentes. Com estes investimentos, a Petrobras trabalha para adequar a unidade às novas exigências da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em relação ao teor de enxofre da gasolina e do diesel.

Trackback URL: https://www.palestramotivacional.com/palestra-de-klever-kolberg-para-a-petrobras-3/trackback/

1 Comentários:

    • Ricardo Moreira de Sá Porto
    • junho 09, 2014
    • Responder

    Cristina, a Palestra foi Excelente.

    O Pessoal adorou e realmente superou nossas expectativas.

    Abraços!!!!!!!!!!!!

    Ricardo Moreira de Sá Porto

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *