07abr
Por: Klever Kolberg ligado: abril 07, 2022 Em: Jobs, Palestras Comentários: 0

“Todo homem precisa de um rumo”, Thierry Sabine, o criador.

A história do Rally Paris-Dakar – Capítulo 1

Sem rumo no deserto

Klever Kolberg – A primeira vez que li uma notícia sobre o Rally Paris-Dakar foi em janeiro de 1982, em sua 4ª edição, quando Mark Thatcher, filho da primeira-ministra inglesa Margareth Thatcher, ficou perdido, sem rumo, por vários dias no deserto.

Sonho

Anos mais tarde, em setembro de 1987, quando o André Azevedo e eu decidimos participar desta competição, nossa fonte de informações foi uma edição da Revista Moto Show, de fevereiro de 1987 que narrava a história do criador do Rally.

Thierry Sabine

Em algumas páginas o jornalista francês Gabriel Hochet contava que a história do Rally Paris-Dakar tinha começado alguns anos antes, em 1976, quando o francês Thierry Sabine “descobriu” a África participando da corrida Abidjan-Nice (um Paris-Dakar ao contrário).

Deserto sem rumo

Na dunas o vento apaga os rastros e você fica sem rumo

Tenere

Ele pilotava uma moto. Apesar de ser sua estreia neste evento, ele estava indo bem na primeira metade a prova, mas errou o caminho ao sair de Dirkou, um pequeno vilarejo no deserto do Tenere, no Níger. “Não tinha mais nem bússola, nem relógio, apenas um cantil de água, um pedacinho de pão, algumas pedrinhas de açúcar e um cobertor”.

Sozinho no deserto

Thierry olha em seu mapa e acha que identificou uma montanha, então segue rumo ao oeste na esperança de cruzar com rastros da pista certa. Após vários quilômetros resolve dar meia-volta, pensando estar errado. Sem combustível, começa sua primeira noite completamente sozinho no deserto.

Procurando a rota

No dia seguinte tenta uma nova direção, caminhar para a montanha, mas o calor e a ausência de sombra são sufocantes. Ele desiste. Mais um novo dia ele volta para sua moto.

Sorte

Finalmente, um avião da organização o encontra quando já estava quase abandonando as buscas. Muita sorte. “Todos os dias que viver daqui para a frente, você pode considerar lucro.” disse o piloto do avião.

Aprendizado

Na volta Sabine compartilhou um incrível aprendizado: *“o mais difícil para quem está perdido é ficar parado, o homem precisa de um rumo”.*

Nascia a semente do Rally Paris-Dakar, que teve sua primeira edição três anos mais tarde, em janeiro de 1979.

Trackback URL: https://www.palestramotivacional.com/rumo/trackback/

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *