19ago
Por: Klever Kolberg ligado: agosto 19, 2022 Em: Jobs, Palestras Comentários: 0

Atração internacional para competidores, público e mídia

A história do Rally Paris-Dakar

Capítulo 5: 1982 – Cada vez mais difícil

A aposta de Thierry Sabine no elevado nível de dificuldades como a grande atração continuava a dar resultado. Portanto, em sua quarta edição o número de competidores continuou crescendo. Desta vez foram 320 motos, carros e caminhões.

Investimento

A quantidade de dinheiro investido multiplicou e o grande número de profissionais mostrou que a competição tinha encontrado seu espaço dentro da aventura. Assim o objetivo das equipes era a vitória a qualquer custo. Ninguém mais duvidava do significado promocional de uma vitória no Rally Paris-Dakar.

Tempestade de areia

A prova começa num ritmo infernal com muitas quebras mecânicas e acidentes, inclusive dos favoritos. Contudo, o que estava ruim, iria ficar ainda pior. Na travessia do deserto do Tenere, uma enorme tempestade de areia atinge a caravana.

Mark Thatcher

Eram dezenas de concorrentes com rumo desconhecido no deserto. Entre eles o carro de Charlotte Verney e Mark Thatcher, filho da então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, também se perdeu.

Rally Paris-Dakar 1982 Cyril Neveu Honda XR 550

Cyril Neveu, com Honda XR 550, venceu nas motos o Rally Paris-Dakar 1982

Perdidos no deserto

A dupla ficou desaparecida no Saara durante 4 dias. O fato foi noticiado exaustivamente, a imprensa internacional enlouqueceu. Então houve uma enorme explosão midiática, apesar de pouco se falar sobre os outros concorrentes.

Divulgação mundial

Foi neste momento que o Dakar, com as suas dificuldades e os seus riscos. Como resultado, o Rally Paris-Dakar se tornou conhecido por todo o mundo!

Desistências

Na metade da prova as potentes motos da BMW abandonaram com problemas mecânicos, mesma situação para os Lada da equipe oficial. O belga Jack Yckx, com um Mercedes 280 GE oficial, perde um posto de passagem obrigatório.

Motos

Nas motos a Yamaha, lidera novamente. A Honda investiu uma fortuna, mas vê seu time praticamente arrasado. Cyril Neveu estava correndo com uma Honda 500. O francês sabe que um Dakar não se ganha, ele se perde.

Ambição

Nas etapas finais o belga Mingels, líder, sofre um acidente terrível. O inesperado tricampeonato de Neveu faz crescer ainda mais as ambições do gigante japonês.

Rally Paris-Dakar 1982 - Renault 20 Turbo 4x4 Irmãos Marreau 2

A dupla dos irmãos Marreau venceu nos carros com Renault 20 Turbo

Carros

Nos carros, com um Renault 20 Turbo 4×4 os irmãos Marreau vencem a 4ª edição do Rally Paris-Dakar, a mais difícil, até então. Sabine promete mais para os anos seguintes.

Fonte: Reportagem Revista Moto Show – Jornalista Gabriel Hochet

Foto divulgação: DPPI

Texto de Klever Kolberg

 

Trackback URL: https://www.palestramotivacional.com/atracao/trackback/

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *