30ago
Por: Klever Kolberg ligado: agosto 30, 2023 Em: Jobs, Palestras Comentários: 0

Contínuo crescimento – Capítulo 7: A história do Rally Paris-Dakar – 1984

Quebrando recordes

A 6ª edição do Rally Paris-Dakar registrou o contínuo crescimento do número de concorrentes: 427 veículos.

Crescimento

Paris vibrou com a largada, milhares de espectadores foram prestigiar a largada da caravana com 278 carros, 116 motos e 35 caminhões.

Desenvolvimento

Todos os grandes times comparecem reforçados, com grande destaque para a Porsche que desenvolveu protótipos 4×4 e montou uma superestrutura para o belga Jacky Ickx e o francês René Metge, os campeões do Dakar 1983 e 1981 respectivamente.

Divulgação

São muitas estrelas, vários veteranos da F1 além de Ickx, como o alemão Jochen Mass com um Mercedes e o francês Jean-Pierre Jabouille em dupla com o cantor Michel Sardou com Lada.

Várias redes de TV europeias e japonesas se envolvem na cobertura da prova.

Percurso

Rally Paris-Dakar 1984 - Contínuo crescimento

Percurso do Rally Paris-Dakar 1984 – Contínuo crescimento

O percurso também cresceu, foi estendido para 20 dias de competição, 12.000 km. Além de cruzar a França, Argélia, Níger e Senegal, também passava pela Costa do Marfim, Serra Leoa, Guiné e Mauritânia.

Carros

Durante a travessia do deserto do Ténéré, Ickx teve problemas elétricos e ficou perdido por várias horas. René Metge fez uma prova perfeita e assumiu o comando o rally.

Motos

Já nas motos o ambiente estava quente com a disputa corpo a corpo pela liderança entre dois companheiros da equipe BMW, o francês Hubert Auriol e o belga Gaston Rahier.

Alemanha

Os fabricantes alemães venceram nas três categorias: Nas motos Gaston Rahier com BMW R100GS, nos carros a dupla francesa René Metge e Dominique Lemoyne com Porsche 953 e nos caminhões o trio francês formado por Pierre Lalleu, Daniel Durce e Patrick Venturini com Mercedes.

Chegada

Apenas 148 veículos completaram a prova, menos de 36% dos que partiram de Paris, mesmo assim a imprensa ataca Sabine, acusando-o de ter realizado um rally mais fácil do que os anteriores e assim ter favorecido os velozes veículos da Porsche e da BMW.

Pensando no futuro

Sabine não respondeu, mas já preparava uma resposta, estabeleceu como meta realizar um Dakar 1985 que seria terrível.

Fonte: Reportagem Revista Moto Show – Jornalista Gabriel Hochet

Foto divulgação: DPPI

 

Trackback URL: https://www.palestramotivacional.com/continuo-crescimento/trackback/

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *