19Maio
Por: Klever Kolberg ligado: maio 19, 2021 Em: Jobs, Palestras Comentários: 1

Você fez uma boa preparação para dar a largada? O piloto e engenheiro Klever Kolberg conta como foi.

Rally Paris-Dakar 1988

Imagine o que aconteceu em 1987, quando o André Azevedo e eu decidimos participar do Rally Dakar, inexperientes e com poucos recursos.

Transformação

Em primeiro lugar nós sabíamos que aquela participação no Dakar seria uma transformação. Portanto para que a mudança fosse para melhor, gerando crescimento, oportunidade, satisfação, nós fomos nos preparar para nossa 1ª largada.

Planejamento

Contudo havia pouquíssimas informações para utilizar no nosso planejamento. A internet não existia.

Klever Kolberg em sua DT 180 em 1987

Klever Kolberg em sua DT 180 se preparando para o Rally Paris-Dakar em 1987

Motocicleta

Mesmo a motocicleta, adequada para atravessar o deserto, uma 600 cc, não estava disponível no Brasil, era proibida a importação. Nós treinamos com uma pequena DT 180.

Medo

Eu posso confessar que fiquei com dúvidas se estava realmente preparado. Apesar disso, para vencer este medo, basicamente utilizamos três técnicas:

Treinamento e capacitação

1º “Treinar” muito com o equipamento, para também aprender a resolver qualquer problema mecânico, afinal no deserto não existem oficinas. Ok, mas como fazer isso sem a moto?

Trabalhar em equipe

A 2ª técnica para não deixar o medo assumir o controle é “trabalhar em equipe”, ou seja, lembrar que não estávamos sozinhos. Só o André e eu, super conectados, porque em 1987 não tínhamos recursos para nada, quase não conseguimos comprar as motos. Equipe de apoio? Nem sonhar!

Aprender rápido

A 3ª. técnica para controlar a insegurança é “aprender rápido”. Isso foi determinante. Nós precisávamos encontrar soluções com o que tínhamos, não com o que gostaríamos de ter. Senão seria muito fácil. Nossa resiliência, a capacidade de encontrar soluções para enfrentar momentos difíceis, estava muito musculosa. Somada a vontade de aprender e à boas doses de criatividade, formava-se um trio imbatível.

Diferença

O medo faz parte do jogo. A diferença está na sua preparação.

Trackback URL: https://www.palestramotivacional.com/preparacao/trackback/

1 Comentários:

    • João Wagner Galuzio
    • maio 19, 2021
    • Responder

    Excelente trabalho

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *